PAINEL ELETRÔNICO

terça-feira, 26 de junho de 2012

PREFEITO ALCIVAN VIANA RECEBEU REIVINDICAÇÕES DE COMUNIDADES RURAIS CARAUBENSES



Prefeito recebeu comitiva para discutir reivindicações para o campo.

Na manhã de ontem (25), o prefeito Alcivan Viana (PMDB), recebeu nas dependências da Casa do Idoso uma comitiva de alguns movimentos sociais e entidades ligadas a área rural de nosso município.
A ATOS / PDHC esteve presente e conduziu o precesso reivindicatório das comunidades onde a assistência técnica do Projeto Dom Helder Câmara é conduzida por ela.

Durante o encontro a comitiva fez diversas reivindicações de melhorias para algumas comunidades rurais de nosso município que necessitam de diversas melhorias que vai até da construção de adutoras como também a viabilização de iluminação pública em algumas.

Confira as reivindicações e suas comunidades:

(Clique para Ampliar)

FONTE: www.caraubashotnews.com
Por LEYSSON CARLOS

sexta-feira, 22 de junho de 2012

EQUIPE DO GLOBO RURAL PRODUZ MATÉRIA EM ÁREA ACOMPANHA DA PELA ATOS / PDHC


Com o objetivo de produzir uma reportagem sobre o funcionamento do 
sistema de Bioágua Familiar, a equipe do Globo Rural esteve, entre 18 a 21 de abril, no Território Sertão do Apodi-RN. Composta por Helen Martins (reporter/apresentadora), Francisco Maffezoli Junior (repórter cinematográfico) e Bezuíne (Operador de áudio); a equipe queria saber mais sobre o sistema que tem por objetivo o tratamento de água cinza para reuso na produção de alimentos.


 

















As quatro unidades visitadas pelos repórteres no município foram desenvolvidas pelo Projeto Dom Helder Camara - PDHC/SDT/MDA/FIDA com a Assessoria Técnica da ONG ATOS(Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável) e o acompanhamento da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semiárido).




















Durante as gravações a equipe entrevistou Wlisses Dantas dos Santos, agricultor experimentador que acompanha os bioáguas há três anos, e explicou o passo a passo do tratamento e reuso da água. O sistema de Bioágua inclui unidades para coleta das águas servidas geradas no tanque, máquina de lavar roupa, pia de cozinha, chuveiro e lavatório, sendo o sistema constituído, basicamente, de tubulações conectadas aos referidos aparelhos e a uma caixa de passagem, localizada externamente à residência.

 Desde os pontos de geração das águas cinza na residência até o tanque de água cinza tratada, o escoamento ocorre por gravidade. A partir do tanque de água cinza tratada, esta é bombeada para irrigação por gotejamento e sistema tipo "xique-xique", visando a produção de alimentos. 

 


















A equipe ouviu ainda a professora Solange Dombrosky (UFERSA), que falou sobre o estudo, objetivos e dos resultados; os quais mostram que as hortaliças e fruteiras produzidas estão dentro dos padrões para o consumo humano de acordo com os parâmetros da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Dando prosseguimento a produção da matéria, a equipe seguiu para a unidade familiar de Sebastião Braga de Brito/Gerusa Braga de Brito, para acompanhar o passo a passo na implantação de um Bioágua e o dia a dia da família que o utilizaria, com enfoque nas várias atividades cotidianas do agricultor familiar no semiárido do Nordeste.





















Durante a construção do Bioágua, a equipe entrevistou a família, Luís Monteiro (Técnico da ATOS) e Fábio dos Santos Santiago (Coordenador Técnico do Projeto Dom Helder Camara), os quais falaram de como se dá todo o processo de funcionamento do sistema de tratamento.

Fabio Santiago destacou ainda a importância do reuso da água e dos benefícios para a família através da produção de alimentos e para o meio ambiente; já que a água cinza quando não tratada é depositada diretamente no meio ambiente e pode causar danos.


FONTE: http://www.projetodomhelder.gov.br/






CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA DA FEIRA  AGROECOLOGICA DE CARAUBAS

 



Neste dia 23 de junho acontecerá a certificação orgânica de alguns produtores que comercializam na feira agroecológica da cidade de Caraúbas. Essa é mais uma articulação do Projeto Dom Helder Câmara  e  ATOS mostrando o comprometimento dessas instituições para com a agricultura familiar e com o meio ambiente sustentável. A ASFEPAC  - Associação de Feirantes e Produtos Agroecológicos de Caraúbas, Convida a todos caraubenses a se fazer presente na solenidade que ocorrerá em frente as barracas na feira livre por traz do açougue, as 07h e contará, entre outros, com a presença dos técnicos do Ministério da Agricultura.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

                     DICA DA SEMANA

1)          CALDA BORDALESA:

            É um excelente fungicida, mas com propriedades repelentes contra vários insetos, preparado à base de sulfato de cobre e cal virgem que foi usada pela primeira vez, por volta de 1882, na França.

Para fazer 20 litros de CALDA BORDALESA é preciso:
·         200 g de sulfato de cobre,
·         200 g de cal virgem,
·         20 litros de água.

            Como fazer:
            1º- Todo o vasilhame usado para fazer a calda deve ser de plástico, amianto ou madeira. Não deve ser usado vasilhame de ferro, isso estraga a calda;
            2º- Ponha o sulfato de cobre dentro de um pano em forma de um saquinho e deixe dissolvendo de véspera em um balde plástico com 5 litros de água (leva de 1 a 2 horas para dissolver).
            3º- Num outro vasilhame que também deve ser de plástico, amianto ou madeira, misture os 200 g de cal virgem em 15 litros de água;
            4º- Depois que o sulfato de cobre e a cal virgem estiverem totalmente dissolvidos, misture a solução de sulfato de cobre à cal virgem sempre mexendo, formando uma calda azul. Faça o teste, coe e pode pulverizar.

Atenção:
Faça o teste: É preciso fazer o teste para saber se a calda e muito ácida ou não. Para isso pegue uma faca de aço, que não seja inoxidável e mergulhe parte de sua lâmina por uns três minutos. Se a parte da lâmina que estava dentro da calda não sujar (escurecer), a calda está no ponto, mas se sujar, a calda está ácida, então é preciso misturar mais um pouco de cal virgem e repetir o teste.

                    CREDITO EMERGENCIAL





 Técnicos da  ATOS estão empenhados na elaboração de projetos voltados para  o credito emergencial durante todos os dias da semana  no período da manha e tarde, visando assim atender a grande demande de agricultores em busca do credito emergencial de combate a seca no município de Caraúbas e circunvizinhos.