PAINEL ELETRÔNICO

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CAPACITAÇÃO DE SEMENTES RESGATA O “OURO DA TERRA”



Ouro da Terra é a denominação direcionada as sementes crioulas, ou sementes da paixão, também conhecidas pelos agricultores como simplesmente, sementes boa. Esta temática foi refletida durante a realização das capacitações sobre casas de sementes, que aconteceram nas comunidades de Maxinaré, Malhada de Dentro e P A Alagoinha, no município de Currais Novos, Estado do Rio Grande do Norte.  Executada pela ATOS, via Programa P1+2 ( Uma  Terra e duas águas).
 Os cursos sobre casas de sementes foram muito importantes para resgatar, entre as famílias das comunidades, histórias da forma de produção. Por isso envolveu bastante os participantes, “Falar de sementes, traz lembranças de bons tempos da agricultura, quando a gente tinha o costume de guardar as sementes e por isso se plantava na hora certa. Hoje sou um dos poucos desta comunidade que tenho minhas senmentes guardadas e isto muito me orgulha.”. Disse seu José Victor, da comunidade de Maxinaré.
  A semente crioula hoje é muito pouco encontrada entre os agricultores das comunidades, por isto é que se diz: Quem guarda sementes crioulas tem “ouro”. A semente crioula é o ouro da Terra. Entre as 30 famílias participantes apenas 06 pessoas afirmaram armazenar sementes. Segundo o Técnico Luiz Monteiro, vários depoimentos deixaram explicito que o costume de armazenar sementes, foi se perdendo em razão dos agricultores esperarem as sementes doadas pelos governos. Mas, que durante estas capacitações reconheceu-se que esta prática tem sido prejudicial ao desenvolvimento dos plantios de sequeiros, pois as sementes doadas não garantem a qualidade e ainda não estão disponíveis no tempo necessário para a realização do plantio.
 Em 2013, a comunidade de Maxinaré, fará o resgate das sementes crioulas.  30 famílias estão comprometidas com o plantio para produção e armazenamento das sementes. Seu José Victor fará a doação de 1 kg de semente para cada uma destas famílias.Ao final da colheita, Será devolvido um quilo e meio de sementes. Seu José Victor receberá de volta o quilo de sementes emprestada e meio quilo será repassado para a Associação, consolidando assim a casa de sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário